Incentivar o fascínio natural de seu bebê pela música pode fortalecer seu vínculo com ele, fortalecer as habilidades de linguagem de seu bebê e abrir portas de diversão para ele explorar. Então, ouvir música realmente beneficia as crianças?

-ilustração: Themusicroomleeds
Ouvir música traz muitos benefícios para as crianças?
Certamente a música pode trazer muitos benefícios não só para as crianças, mas para todos. Pense em como a música influenciou sua vida? Melodias animadas e alegres nos ajudam a aliviar o estresse e a pressão da vida, ou música suave e blues ajudam cada pessoa a adormecer facilmente. Para os bebês, o efeito da música não é diferente do dos adultos.
Canções de ninar provaram a capacidade da mãe de confortar seu recém-nascido e ajudá-lo a ter uma boa noite de sono. Muitos bebês até choram e se recusam a dormir até que seus pais ou cuidadores toquem a familiar canção de ninar.
A música às vezes faz parte da terapia para bebês prematuros. Houve muitos estudos que ligaram ouvir música com ganho de peso melhorado em bebês. Um desses estudos descobriu que bebês prematuros de 34 semanas que receberam chupetas com várias canções de ninar tiveram internações hospitalares e cuidados intensivos significativamente mais curtos.
A música também pode beneficiar os próprios familiares do bebê, ajudando as mães a aliviar a dor após o parto ou tornando os pais mais otimistas, reduzindo a pressão que sofrem no trabalho, no trabalho, na situação financeira da família… A música também ajuda a unir os sentimentos de pais com seus filhos. Imagine a alegria do bebê e dos pais balançando ao ritmo de uma música divertida. Ou como o bebê se sentirá confortável quando estiver aconchegado nos braços amorosos e ouvindo as canções de ninar de sua mãe.
Que tipo de música é bom para bebês?
Deixe que as preferências pessoais dos pais determinem a música que eles e o bebê vão ouvir. Se você ligar uma música clássica e obtiver a resposta da criança ou o bebê mostrar atenção, não hesite em tocar essa música com frequência. Toque suas músicas favoritas de programas de TV ou finja ser um grande baterista com pauzinhos e uma tigela. Qualquer coisa pode criar melodias divertidas, desde que as crianças estejam entusiasmadas com elas, embora melodias lentas e melodiosas devam ser escolhidas para embalá-las para dormir e músicas de ritmo rápido para brincar.
Os especialistas também recomendam não deixar os bebês ouvirem rock, grunge ou rap. Estudos demonstraram que os bebês preferem sons suaves e harmoniosos a sons ásperos e dissonantes. Quando se trata de músicas para bebês, pense em coisas simples e divertidas.
O objetivo de introduzir as crianças à música desde cedo é simplesmente fomentar o amor pela música, não necessariamente criar a imagem de um grande cantor ou compositor. Ouvir música é divertido e expõe as crianças a novos tipos de sons e ritmos. Preste atenção nas músicas que seu bebê demonstra interesse e escolha músicas que combinem com elas.
Crianças no período de 6 meses a 3 anos são muito susceptíveis a problemas respiratórios, infecções respiratórias, doenças de pele e infecções gastrointestinais… os pais precisam ter atenção especial no cuidado e fornecimento de nutrição adequada para as crianças.
Para que as crianças tenham saúde e se desenvolvam bem, é necessário ter uma alimentação balanceada em quantidade e qualidade. Se as crianças não recebem nutrientes adequados e equilibrados, isso levará a doenças de excesso ou falta de nutrientes que afetam negativamente o desenvolvimento integral das crianças em termos de habilidades físicas, mentais e motoras.
Traduzido do artigo: https://www.vinmec.com/vi/tin-tuc/thong-tin-suc-khoe/nhi/nguyen-nhac-co-loi-gi-cho-tre-nho/